domingo, 28 de junho de 2009

ao aluno, com carinho...

É comum ouvir mensagens emocionantes dedicadas àqueles professores maravilhosos em todas as fases de nossas vidas. Mais, recentemente tive o privilégio de conhecer professores especiais que fazem um trabalho sensacional. Valorizam e mostram o acompanhamento próximo aos seus alunos. As palavras abaixo endossam as minhas impressões.

"Acompanhar os avanços e conquistas desse grupo tem sido um desafio encantador. À medida que nos conhecemos e nos integramos, fomos estabelecendo um vínculo de confiança e carinho, que, com toda certeza, trouxe segurança a esses “pequenos” para encararem as novidades da série.

Estamos diante de uma turma bastante heterogênea e, portanto, com muitas possibilidades de troca e crescimento. Crianças ativas e sabidas que estão aprendendo a explorar suas possibilidades e limitações, a ouvir e ajudar o outro, a dividir e ceder quando necessário. Afinal, temos visto que o nosso desafio é fazê-los compreender que as vontades não podem, todas, ser atendidas.

Aprender a conviver com novas exigências e cobranças da série tem sido um grande aprendizado. Nem sempre muito fácil, é verdade! Mas resultados positivos já começam a aparecer, e a esperada “postura de estudante” - que implica em maior necessidade de organização pessoal, atenção diante das atividades e autonomia nas ações cotidianas - faz as crianças participarem das propostas com maior harmonia e confiança. Acreditamos que é essa sintonia com o ambiente o que favorece a construção de novos conhecimentos.

João é uma dessas crianças que revela o quanto está feliz e avançando em sua série. Adaptou-se com tranquilidade à nova série e, apesar de demonstrar, nos primeiros momentos, resistência em separar-se da querida babá, logo se envolveu com as brincadeiras e atividades propostas.

João é único! É alegre, divertido, carinhoso, espontâneo, dinâmico, ousado, retraído, bem humorado, “bravo”, contraditório. E é essa mistura de características e sentimentos que faz dele um menino muito especial!

Expressa-se com clareza e fluência, exibindo rico vocabulário diante de todo o grupo. Reproduz poesias, parlendas e histórias, além de demonstrar interesse pelos livros da nossa Biblioteca: “Sabe qual que eu gosto? Da “Arca de Noé”! Foi a “Quis” que leu pra mim!”; “O Grúfalo tem dentes horríveis, uns pés feios, uma língua preta, chifre e um rabo e umas garras enormes! Uma aqui, outra ali!”.

Não podemos deixar de registrar o quanto foi divertida – e inteligente – a resposta que João deu quando foi pego de surpresa para mostrar a sua lição, que havia esquecido de fazer: “Eu fiz, sim! Vocês não tão vendo? É que eu pintei de branco e tá bem fraquinho, né?!”. Esse é o “nosso João”! Sempre muito criativo em suas respostas!

Ele reconhece a plaquinha do seu nome e algumas letras que o compõem: “JOÃO P. D. B. S.” começa com “J”!”.

Durante as conversas que realizamos sobre “O Fundo do Mar”, tema de nosso projeto, João mostrou-se interessado, contribuindo com alguns comentários: “A baleia conversa com os peixes, batendo as nadadeiras... E o tubarão-branco tem dentes afiados, sabia disso?!”. Apreciou os jogos e brincadeiras corporais, assim como as aulas de Música e Educação Física, apresentando movimentos harmônicos ao saltar em espaços delimitados, embora com certa cautela, já que revelou receios quanto à altura."

Deixo registrado aqui os meus sinceros agradecimentos à professora e minha profunda admiração pela qualidade do seu trabalho.



5 comentários:

lemonteiross disse...

Confesso que me emocionei... É um prazer poder acompanhar esse grande garoto crescer... Que Deus o abençõe sempre!

Liliane Ferrari disse...

O aprendizado das crianças é mágico! como eles aprendem rápido e assim vão nos mostrando suas personalidades e tinos!
Hj tenho reunião no colégio da Luisa!pegar pastinha com trabalhinhos, uma emoção!
Parabéns pelo filhotão!!! ;) Tudo de bom pra sua família!!!

Mario Soma disse...

Leandro, amém!

Mario Soma disse...

Liliane, curto cada segundo. Me conte depois sobre a Luisa. Bjs e obrigado.

paulo conte disse...

Olá, adorei o Blog.
Tenho um sobre comportamento.
www.modaartecomportamento.blogspot.com
Vamos nos falando.
Abçs