sexta-feira, 21 de março de 2008

a importância do coaching para a nova geração


Recentemente descobri no wiki uma poderosa ferramenta para acompanhar o desenvolvimento de profissionais que me pediram para fazer coaching, visando um upgrade na carreira. Depois de 20 anos de estrada faço isso sem problemas, mas ao olhar pelo retrovisor da vida, me lembro o quanto sofri para chegar aonde estou hoje.

Ao longo de minha carreira, tive poucos bons patrões, chefes ou facilitadores. Aprendi tudo na "marra", na base da observação, felizmente por ter bons clientes que, consequentemente, tinham executivos maravilhosamente bem preparados. Vim de baixo, apesar de ter sido o primeiro aluno da minha turma na faculdade.

Quero registrar alguns passos simples que podem ajudar nessa atividade (inclusive estou aberto a críticas, pois é um tema muito polêmico).

  • Saia do ambiente da empresa para estabelecer a primeira conversa com a pessoa que vai receber o coaching.
  • Ouça mais e evite interrupções no discurso de quem está desabafando
  • Mentalize uma análise PFOA da pessoa, que considere os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades, em função do perfil apresentado
  • Destaque os pontos fracos e ameaças e discuta mais os assuntos críticos
  • Sugira que a pessoa liste em que situações esses pontos atrapalham no trabalho (ela vai perceber que eles também influenciam na vida pessoal)
  • Solicite que a pessoa, na sequência, liste o que ela deve fazer para eliminar ou reduzir esses efeitos na vida
  • Acompanhe pelo wiki a evolução do trabalho por pelo menos 3 meses
Tentei redigir um texto sobre as regras de utilização do coaching no wiki, mas ficou muito chato, portanto, se tiver interesse me escreva que eu tentarei explicar o passo-a-passo. Até!

2 comentários:

Unknown disse...

Mario,

Coaching é realmente importante para qualquer profissional, porém muitas vezes as pessoas não se dão conta disto.
Adorei a forma como você abordou o assunto bem como a sugestão de usar uma ferramenta de web 2.0

Marcelo dos Santos
www.cucadebanana.wordpress.com

Tesore disse...

Concordo com o Marcelo, uma orientação certa pode mudar a vida de uma pessoa, pena que são poucos os executivos empreendedores (de sucesso) que enxergam o valor do coaching, o Mário é uma exceção, Desde que o conheço (há 8 anos), ele prioriza e investe em pessoas, com certeza é a receita do seu sucesso.