sábado, 22 de agosto de 2009

o maravilhoso ritual matinal



Apesar de não ter crescido no histórico bairro do Ipiranga, em São Paulo, a região faz parte de minhas memoráveis lembranças pelo delicioso Strudel de maçã, com massa folhada, acompanhado do artesanal chantilly da Doçaria Fischer. Algo feito para ser lambuzado naquela idade, onde passeio era sinônimo de “um” doce e direito a escolher algumas poucas figurinhas para coleção, tudo condicionado ao regrado comportamento da semana.

Hoje as opções são fartas e tornaram-se imensas até para os mais esmerados guias de lazer. Como tudo nessa cidade tem seu pedágio, a facilidade não passa impune. Os limitadores cresceram numa proporção de grandeza incalculável. Os sentimentos foram alterados e repensados em função de fatores anteriormente nulos: chuva, trânsito, violência, filas e mais alguns inconvenientes me fizeram avaliar quais programas resgatariam os bons sinais do passado.

Descobri nos meus raros cafés matinais parte dos prazeres perdidos na década de 70. São locais feitos para se curtir, não com muito tempo, mas perfeitos para conversar, degustar e desfrutar de bons ambientes de forma bem equilibrada. Listo alguns abaixo. Se você já os conhece, deixe um registro.

Deli Paris
É um excelente local para quem acorda com fome e tem o hábito de comer bem logo cedo. Sucos, frutas, omelete bem temperado, rabanadas e croissants doces/salgados são os meus prediletos. Bom para quem busca de 20 a 30 minutos de prazer.


Santa Etienne
Um local agradável para o café da manhã. A xícara do café com leite é impressionantemente grande. TVs bem posicionadas permitem ao cliente acompanhar o noticiário matinal. Serviço rápido para um cafezinho de 15 minutos.


Villa Grano
É o local que mais freqüento. Rápido, gostoso e barato, serve o pão na chapa e pingado em poucos minutos. Ideal para os 10 minutos que fazem a diferença no resto da manhã.


Fábrica dos Pães
É um oásis para os madrugadores. Reservo apenas para os finais de semana. O Buffet é arrasadoramente bom. Lembra as mesas de hotéis estrelados. Vale reservar uma horinha no sábado, domingo ou feriado. Wi-fi ON ☺.


Octávio Café
Sem dúvida alguma é o melhor local de São Paulo para tomar o café da manhã e falar de negócios, algo que deve tomar de 1h30 a 2 horas, sem problemas. Como o bom senso manda, wi-fi está sempre disponível no local.

15 comentários:

Ana B. disse...

Sem contar que a arquitetura do Octávio Café é linda e feita por Seragini Farné Guardado. Realmente uma maravilha.

Nilton Braga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilton Braga disse...

Apesar de ser mais "industrial", eu curto bastante a Starbucks que fica em Moema. Me lembra de uma agradável semana que tive, passada nos EUA.

Sou do RJ e sempre que posso apareço por lá (em Moema!).

Dicas para quem é do RJ: Grão-Expresso (Praça Saens Peña) e o Café Baroni, dentro de uma famosa livraria no Shopping Tijuca.

Miguel Cavalcanti disse...

Parabéns pelo post, muito legal mesmo. E com o toque especial de um café Fazenda Pessegueiro na primeira foto :-)

Abs, Miguel

Mario Soma disse...

Ana, o Octávio é maravilhoso sim, mas o serviço precisa melhorar, além de algumas mesas que estão balançando demais. Tirando isso, o local é um charme mesmo. Abs e valeu pela visita

Mario Soma disse...

Confitê,

Conheço esse de Moema. Costumo utilizá-lo quando chego cedo para reuniões na região. Aprendi que vale mais ficar 40 min no café do que enfrentar este trânsito maluco de SP. Abs.

Mario Soma disse...

Miguel,

Obrigado. Eu nem dei o crédito, mas o café da abertura é de uma lanchonete, mercado, restaurante chamado Banri, no Bairro da Liberdade. Minha esposa bebe o café e eu curto a cerveja Saporo. Abs.

Liliane Ferrari disse...

Vou querer ir nos lugares q ainda não conheço como a Doçaria Fischer! Dessa lista a minha favorita é a Santa Etienne, já fui vizinha da padaria e simplesmente adoro!! pq tive ótimos cafés da manhã lá. E das que vc não listou a Bella Paulista e a Galeria dos Pães também tem grandiosos cafés matinais! Até me inspirou num post que pretendo fazer!

bj

Mario Soma disse...

Liliane,

Que bom que vc tb curte as "padocas". Tenho algumas fotos no meu flickr, se precisar. Bjs.

Claudia Midori disse...

Você pode ser o novo colaborador do Aventuras Gastronômicas, que tal?

Mario Soma disse...

Imagina Claudia. O dia precisaria ter 48 hs. Abs.

Maite Lemos disse...

Sacanagem.
To bem longe de SP, então nem conheço nenhum desses lugares. Mas ficar olhando essas imagens de encher a boca d'agua, em plena dieta a base de sibutramina que mais parece comprimido de farinha pq não tira fome nenhuma... é uma bela de uma tortura.
Fiquei com vontade!

Mario Soma disse...

Maite, caramba! Estou sempre de dieta. Foi sem maldade (rs)...faço por puro prazer. Abs.

P2 disse...

Santa Etienne e Deli Paris já fizeram parte do cafe da manhã meu e do Marcio. São lugares deliciosos!! Eu não gostei do Octávio: serviço ruim nas três vezes que fui. Na Vila Mariana eu recomendo o NiceCup. E tenho saudades da Casa do Padeiro que ficava na Faria Lima

Mario Soma disse...

É Pati. Esses lugares muito badalados sempre têm uma mesinha balançando, um atendimento irregular, mas no caso do Otávio, escolho pela localização e pelo ambiente propício para negócios. Essa é uma boa dica para os empreendedores que gostam de café, pois ainda faltam mais opções em Sampa.